Quase 25 mil burlas e outros delitos informáticos na Rússia em 2025
Em 2021 houve registo de mais de 17 mil delitos do mesmo género.
O número de fraudes e outros delitos informáticos na Rússia continuou a aumentar em 2025 para quase 25 mil casos detetados, segundo o diretor do Departamento de Segurança Económica e Luta Contra a Corrupção do Ministério da Administração Interna.
"Em 2025, os agentes das secções do Ministério da Administração Interna registaram quase 25 mil crimes informáticos no setor económico. A digitalização oferece aos delinquentes novas possibilidades para cometerem crimes", afirmou Andrei Kurnosenko em entrevista à agência noticiosa russa TASS.
Segundo o mesmo responsável trata-se de uma tendência em alta, já que em 2021 houve registo de mais de 17 mil delitos do género e, em 2024, o número já foi na casa dos 23 mil.
Kurnosenko lamentou a utilização de as aplicações e 'ferramentas' financeiras modernas para atividades ilegais, com as divisas digitais a serem utilizadas para transações criminosas, designadamente os lucros resultantes da corrupção e outros ilícitos.
A mesma fonte estimou que a corrupção significou perdas de 16 mil milhões de rublos (175 milhões de euros).
"As unidades de segurança económica detetaram mais de 20.000 delitos deste tipo, um aumento de 10% face ao ano anterior", disse.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt