Quem subir ao Evereste tem de limpar 8kg de lixo
Os futuros alpinistas que subirem à mais alta montanha do planeta terão de limpar parte do lixo que foi deixado pelos seus antecessores.
A partir de abril, todos aqueles que pisarem o Evereste terão de recolher 8 kg de lixo. Esta medida foi anunciada pelo governo nepalês no início deste mês, já que o lixo deixado pelos antigos alpinistas na montanha mais alta do mundo está a preocupar as autoridades daquele país.
"O Governo decidiu que cada membro das expedições ao Evereste traga, pelo menos, 8kg de lixo, além dos próprios resíduos", anunciou o ministro do Turismo Madhusudan Burlakoti.
Foi também anunciado que em caso de incumprimento desta regra, o Nepal irá enfrentar as medidas legais. Apesar de não especificar qual a punição para os alpinistas, estas deverão passar pela perda dos depósitos de vários milhares de euros cujo pagamento é obrigatório para obter licença para subir ao Evereste.
O problema do lixo espalhado nos percursos do Evereste e outras cadeias montanhosas dos Himalaias já foi várias vezes apontado por grupos ambientais e pelos próprios alpinistas, que tentam gerar atenção para a limpeza dos detritos. Desde garrafas de oxigénio, cordas, tendas, óculos, plástico, cerveja e até destroços de um helicóptero, os cada vez mais aventureiros que tentam subir até ao topo do mundo deixam uma pegada ambiental que o Nepal quer agora ver reduzida. Desde 2008 já foram organizadas inúmeras expedições para a recolha de lixo, composta maioritariamente por sherpas (guias locais) mas também voluntários, o que levou à remoção de mais de oito toneladas de material poluente.
Se for um dos vários mil milhões de pessoas em todo o mundo que nunca subiram ao Evereste, clique aqui para saber como é a vista a mais de 8 mil metros de altura
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O ASPETO DE ALGUMAS DAS ZONAS MAIS AFETADAS NO EVERESTE
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt