Reaberto aeroporto de Alepo na Síria na esperança de ajudar na recuperação
Segundo maior aeroporo sírio retoma operações após 14 anos de isolamento devido à guerra civil.
O aeroporto de Alepo, o segundo maior da Síria, retomou esta terça-feira as operações visando contribuir para a recuperação económica do país e para a sua ligação ao mundo, após 14 anos de isolamento devido à guerra civil.
O aeroporto, que só fazia voos internos, recebeu um aparelho da Syrian Airlines proveniente de Damasco e retomou as operações, suspensas no final de novembro, pouco depois da ofensiva da oposição que derrubou Bashar al-Assad, liderada pelos islamitas da Organização de Libertação do Levante (HTS, em árabe).
"A reabertura representa um passo de particular importância para a circulação das pessoas e também para a economia", declarou o chefe da Autoridade Síria da Aviação Civil, Ashad Saliby, numa cerimónia em que destacou a importância de Alepo como cidade industrial e turística.
"Contribuirá certamente para reforçar a economia através dos voos de aviões de carga e de passageiros que começarão a chegar nos próximos dias", disse Saliby.
Segundo aquele responsável, o primeiro voo internacional está previsto para o próximo domingo.
Várias companhias aéreas internacionais retomaram as operações a partir de Damasco no início deste ano, incluindo a Qatar Airways, a Royal Jordanian e a Turkish Airlines.
As autoridades sírias têm apelado repetidamente às companhias aéreas europeias para que regressem ao país.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt