Registado caso de Covid-19 na casa do Papa Francisco
Vigilância ao Sumo Pontífice vai ser reforçada.
A confirmação de um caso positivo de Covid-19 entre os residentes da Casa de Santa Marta, no Vaticano, levou as autoridades da Santa Sé a reforçarem a vigilância ao Papa Francisco que, como se sabe, é um dos inquilinos daquela residência pontifícia.
“As disposições da Santa Sé e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano continuam a ser observadas e a saúde de todos os residentes da Domus é constantemente monitorizada”, disse Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
O novo caso positivo é assintomático e foi colocado em isolamento, assim como os que contactaram diretamente com ele, num outro local que não a Casa de Santa Marta, já que ali reside o Papa.
Este é já o oitavo caso em funcionários do Vaticano, o que colocou os médicos da Santa Sé em estado de alerta, uma vez que o Papa Francisco, pela idade, integra o chamado grupo de risco.
Novo prefeito para as Causas dos Santos
Sintomas na Guarda Suíça
Nesta altura, são quatro os elementos da Guarda Suíça infetados com Covid-19. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, todos têm sintomas e encontram-se isolados.
Três pessoas curadas
Três dos oito funcionários do Vaticano que, nos últimos dias, foram infetados pela Covid-19, já estão curados. A recuperação foi confirmada este sábado através de testes negativos.
Cerimónia ecuménica
O Papa vai participar, na próxima terça-feira, numa celebração ecuménica pelas vítimas da pandemia, marcada para Roma. Vão juntar-se líderes mundiais, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Na cidade do Vaticano residem cinco portugueses: os cardeais Saraiva Martins, Monteiro de Castro e Tolentino Mendonça, o bispo Carlos Azevedo e o padre António Ferreira da Costa, este na Casa de Santa Marta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt