Rei saudita anuncia ajuda humanitária ao Iémen
O monarca fez o anúncio na reunião dos chefes de Estado dos países do Conselho de Cooperação do Golfo.
O rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdelaziz al-Saud, anunciou esta terça-feira a criação de um centro com sede em Riade para oferecer ajuda humanitária ao Iémen em coordenação com as Nações Unidas.
O monarca fez o anúncio no discurso de abertura de uma reunião dos chefes de Estado dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG). O CCG permitiu a transferência do poder no Iémen em 2012.
Salman bin Abdelaziz al-Saud disse ter decidido intervir no Iémen, à frente de uma coligação árabe, para travar a deterioração da situação no país e contrariar o golpe das milícias xiitas 'huthis'.
"Prosseguiremos os nossos esforços para apoiar o Iémen com todas as nossas capacidades", salientou o rei saudita. Assinalando que a operação "Devolução da Esperança", que se seguiu às operações militares da coligação árabe no Iémen, se baseia numa resolução da ONU, o rei saudita disse esperar que a sua aplicação se concretize rapidamente para promover o diálogo no país.
Nesse sentido, instou todas as forças políticas iemenitas que desejam a estabilidade no país a participarem na conferência de diálogo nacional, prevista para começar dia 17 em Riade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt