Reino Unido ajuda Bélgica a combater drones
Objetos não identificados obrigaram ao cancelamento de dezenas de voos em dois aeroportos na semana passada.
O Reino Unido anunciou este domingo que enviou militares e equipamento especializado para ajudar a Bélgica a enfrentar os drones não identificados que na semana passada sobrevoaram aeroportos e bases militares, obrigando ao cancelamento de dezenas de voos.
O anúncio foi feito pelo Chefe do Estado-Maior britânico, Richard Knighton, adiantando que os meios humanos e técnicos já se encontram a caminho do país, na sequência de um pedido de ajuda feito pelas autoridades belgas. O Secretário da Defesa britânico, John Healey, referiu que o Reino Unido enviou uma equipa de especialistas da Royal Air Force "para combater a atividade de drones não autorizados". "À medida que as ameaças híbridas aumentam, a nossa força reside nas nossas alianças e na nossa determinação coletiva em defender, dissuadir e proteger a nossa infraestrutura crítica e o nosso espaço aéreo", afirmou Healey. A Alemanha e a França também ofereceram ajuda.
Na semana passada, vários drones não identificados sobrevoaram os aeroportos de Bruxelas e Liège, obrigando ao encerramento do espaço aéreo e ao cancelamento de dezenas de voos, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Estes drones misterioso têm sido ligados à Rússia e à sua estratégia de 'guerra híbrida" contra a Europa por causa do apoio dos países europeus à Ucrânia. O Ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, sugeriu que, no caso da Bélgica, o aparecimento dos drones poderá estar relacionado com as discussões em curso entre a UE o governo de Bruxelas sobre a utilização dos proveitos dos ativos russos congelados para ajudar o esforço de guerra de Kiev.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt