Restaurante em Londres cobra taxa por cortar bolo de aniversário
Caso polémico foi partilhado no TikTok por jovem que fazia 25 anos.
A mulher, que celebrava o 25º aniversário, ficou chocada quando viu que um restaurante famoso de Londres, no Reino Unido, cobrou 18 libras esterlinas, cerca de 21 euros, por pessoa para cortar o bolo que levaram de casa.
Após influência de comentários positivos no TikTok, a jovem fez uma reserva no Pirana, na capital britânica. Porém, o aniversário ficou “arruinado” quando se apercebeu da taxa cobrada pelo bolo. “Tantas coisas deram errado”, explica. “Nunca na minha vida experienciei um serviço tão mau”.
A aniversariante alega que o grupo teve de esperar 45 minutos para se sentar à mesa, apesar de ter feito uma pré-reserva. “Finalmente sentamos, depois de perguntar 101 vezes pela nossa mesa”, acrescentou.
A jovem reclamou dos funcionários que a deixaram entrar no restaurante, mas referiu que “os empregados de mesa foram simpáticos e perceberam as queixas”.
A situação agravou-se quando lhe apresentaram a conta com a taxa adicional de 18 libras, que no total significou 54 libras extra, cerca de 65 euros. “Nunca tinha ouvido falar desta política antes”, garante a jovem. Acrescenta ainda que “a comida e ambiente são bons, mas o tratamento dos funcionários foi nojento e não me faz querer voltar”.
Como o restaurante estava a fechar e não tiveram tempo de comer o bolo, o grupo ficou isento de pagar a taxa.
O restaurante de Londres não é o único a cobrar taxas extra por itens alimentares externos. Em agosto de 2024, um restaurante no sul de Itália impôs a taxa de 58 euros a uma família por guardar, levar à mesa e cortar o bolo.
Em Portugal, já há restaurantes que seguem esta tendência. A DECO PROteste indica que “nada impede que os restaurantes imponham taxas por guardar e cortar bolos trazidos de fora”, desde que estejam “expressamente enunciadas no preçário”. Aconselha também o cliente a “questionar o restaurante logo no momento da marcação ou à chegada do restaurante”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt