Reuniões de Trump com Zelensky e Netanyahu concluídas de forma "positiva e produtiva"
Trump ainda não reagiu às conversações na primeira pessoa. Netanyahu também não se pronunciou sobre os temas discutidos.
As conversas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, e com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já terminaram. Ambos os governantes viajaram até Washington para se encontrar esta terça-feira com o líder norte-americano na Casa Branca.
Trump considerou que ambas as reuniões correram de forma "positiva e produtiva". A reação foi partilhada na rede social X por Karoline Leavitt, porta-voz oficial da Casa Branca.
President Trump has concluded his meetings in the Oval Office with President Zelenskyy and Prime Minister Netanyahu. Both meetings were positive and productive!
— Karoline Leavitt (@PressSec) July 28, 2026
O presidente ucraniano, Zelensky já considerou que o encontro com Trump foi "bom" e que discutiram "licenças para a produção" pela Ucrânia de intercetores Patriot e um novo impulso à diplomacia. O líder ucraniano deixou ainda uma palavra de agradecimento ao homólogo norte-americano: "Estou grato aos Estados Unidos pelo seu forte apoio".
Nas conversas com Netanyahu, estiveram também presentes o secretário da Defesa dos EUA, Pete Hegesh e o secretário de Estado, JD Vance. Ainda não está claro o que as partes discutiram, mas a guerra entre os EUA, Israel e o Irão, juntamente com as guerras de Israel no Líbano e em Gaza estiveram, seguramente, no centro da mesa.
Ambas as reuniões decorreram à porta fechada. Trump ainda não reagiu ás conversações na primeira pessoa. Netanyahu também não se pronunciou sobre os temas discutidos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt