Sabotagem do TGV agrava caos da greve

Um ataque coordenado de sabotadores comprometeu ontem o funcionamento de boa parte das ligações de comboios de alta velocidade (TGV) em França. A sabotagem vem agravar a situação de caos que reina nos transportes devido a uma greve que ontem cumpriu o oitavo dia.

22 de novembro de 2007 às 00:00
Sabotagem do TGV agrava caos da greve Foto: Pascal Rossignol/Reuters
Partilhar

O ataque foi realizado de madrugada e visou sinalizações de ligação dos comboios. Em comunicado, a direcção dos serviços ferroviários do país, SNCF, afirmou que a sabotagem visou evitar o regresso da normalidade ao sector, onde mais de 70% dos trabalhadores já romperam a greve. “Um incêndio de grandes dimensões destruiu os cabos da rede de sinalização (da Linha Atlântica) em quase 30 km de linha, pelo que nenhum comboio pode circular”, referiu a SNCF, adiantando que nas linhas de TGV do norte e sudeste foram “desligados os comutadores de sinalização, criando incidentes e incêndios pontuais nos cabos.”

Ontem, depois de no dia anterior uma jornada de paralisação dos funcionários públicos reforçar os efeitos de caos geral, os habitantes de Paris depararam-se uma vez mais com centenas de quilómetros de filas de trânsito, e na cidade o metro esteve, de novo, a funcionar de forma deficiente.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar