Secretário do Tesouro dos EUA diz que relações com a Europa nunca foram tão próximas
Scott Bessent, que tem ecoado posição norte-americana sobre a Gronelândia, pediu aos parceiros comerciais que "respirem fundo".
O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, afirmou esta terça-feira que as relações entre os Estados Unidos e a Europa continuam fortes, pedindo aos parceiros para "respirarem fundo" e deixarem as tensões causadas pela Gronelândia.
"Penso que as nossas relações nunca estiveram tão próximas", disse, falando à margem do Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça.
Bessent pediu aos parceiros comerciais que "respirem fundo" e deixem as tensões sobre as novas ameaças de tarifas do Governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à Gronelândia se dissipareme".
Recentemente, numa entrevista televisiva, o responsável norte-americano reiterou a ambição dos EUA de adquirirem a Gronelândia. E foi mais longe, deixando mesmo no ar a possibilidade de os EUA deixarem de apoiar a Ucrânia caso os aliados da NATO se oponham.
"Os líderes europeus acabarão por perceber que precisam de estar sob a protecção de segurança dos EUA. O que aconteceria na Ucrânia se os EUA retirassem o seu apoio? Tudo entraria em colapso", afirmou Bessent quando questionado sobre o que era mais importante para Washington, a Gronelândia ou a aliança atlântica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt