Segundo homem mais rico da China exige pedido de desculpas ao fundador do TikTok. Saiba porquê

"Rei da água engarrafada" tem uma fortuna avaliada em 43,265 mil milhões de euros.

21 de novembro de 2024 às 11:09
Tik Tok Foto: Mike Blake/Reuters
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Zhong Shanshan, fundador da empresa de água engarrafada Nongfu Spring e o segundo homem mais rico da China, exigiu esta quinta-feira um pedido de desculpas público a Zhang Yiming, o fundador da ByteDance, empresa-mãe do TikTok.

Zhong acusou a empresa proprietária da plataforma de difusão de vídeos curtos de permitir a propagação de rumores que prejudicaram a sua reputação e as vendas da sua empresa.

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O chamado "rei da água engarrafada", cuja fortuna está avaliada em 340 mil milhões de yuan (43,265 mil milhões de euros), afirmou que as plataformas da Bytedance facilitaram a propagação de "rumores e desinformação" contra a sua empresa.

Esta campanha começou na sequência de acusações de que o 'design' das embalagens de alguns dos seus produtos era de inspiração japonesa, o que provocou um boicote dos consumidores no início deste ano.

Zhang Yiming lidera a lista dos homens mais ricos da China, com uma fortuna avaliada em 350 mil milhões de yuan (45 mil milhões de euros), embora tenha abandonado o cargo de presidente executivo da ByteDance e renunciado ao seu lugar no Conselho de Administração em 2021, pensa-se que continua a exercer um poder considerável nos bastidores.

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Durante um discurso na província chinesa de Jiangxi, no centro do país, noticiado pela imprensa local, Zhong apelou para que a ByteDance removesse conteúdos que considera difamatórios e exigiu que a empresa revelasse os algoritmos de recomendação das suas plataformas.

Instou também as autoridades a intervir para proteger os empresários do assédio 'online'.

"Estou à espera do seu pedido de desculpas e vou continuar a esperar", disse Zhong, referindo-se a Zhang e à ByteDance.

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O impacto na Nongfu Spring tem sido significativo: de acordo com um relatório interno citado pelo jornal de Hong Kong South China Morning Post, as vendas de água engarrafada caíram 18% no primeiro semestre de 2024 para 8,53 mil milhões de yuan (1,118 mil milhões de euros).

"Desde o final de fevereiro de 2024, a nossa marca e as nossas vendas foram severamente afetadas negativamente devido a um aumento dos ataques 'online' e da difamação maliciosa contra a nossa empresa e o seu fundador", afirmou o grupo.

A controvérsia surge num contexto de compromissos recentes de Pequim para proteger as empresas privadas e criar confiança num sector-chave da economia chinesa.

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A ByteDance ainda não reagiu às declarações de Zhong.

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