Seis mortos em colisão de lancha com pontão no Rio Grande no Brasil
Outras nove pessoas foram salvas por moradores das margens e turistas, mas três necessitaram de ser levadas para o hospital. Tripulantes tinham estado num bar flutuante.
Seis pessoas morreram no final da noite deste sábado pelo horário local, madrugada de domingo em Lisboa, quando a lancha em que seguiam colidiu violentamente com um píer no Rio Grande, que na região separa os estados de São Paulo e Minas Gerais, no sudeste do Brasil. Outras nove pessoas foram salvas por moradores das margens e turistas, mas três necessitaram ser levadas para hospitais na cidade paulista de Rifaina, a principal da região, com diversos ferimentos.
A colisão da embarcação aconteceu entre Rifaina, cidade no interior de São Paulo que tem o Rio Grande como uma das suas principais atrações turísticas, e Sacramento, cidade no lado de Minas Gerais. A lancha, pilotada por um homem sem habilitação para conduzir embarcações, embateu violentamente num pontão da na margem mineira do rio que estava totalmente às escuras, não possuindo no momento qualquer tipo de alerta visual.
Os ocupantes da lancha, todos da cidade de Franca, no interior do estado de São Paulo, tinham estado num bar flutuante que funciona no meio do rio e regressavam a um rancho já no território de Minas Gerais onde estavam hospedados. As vítimas foram três mulheres, dois homens e uma criança de quatro anos, e três delas foram encontradas com coletes salva-vidas, o que no entanto não impediu o fim trágico, provavelmente por se terem ferido com gravidade na colisão inicial.
Como a região é muito turística e tem vários bares, restaurantes e outros locais de encontro e confraternização nas duas margens e no meio do caudaloso rio, populares lançaram-se à água ao perceberem a tragédia e impediram que houvesse mais vítimas fatais. Agentes da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana de Rifaina que estavam em localidades próximas também participaram nos resgates, e um mergulhador amador que estava a passar o fim de semana na região recuperou os corpos das vítimas fatais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt