Separatistas catalães podem perder a maioria
Nova sondagem aponta empate entre partidos independentistas e constitucionalistas.
A menos de um mês das eleições na Catalunha, os partidos a favor e contra a independência estão empatados nas intenções de voto e os separatistas podem mesmo perder a maioria absoluta no Parlamento Autonómico, segundo indica uma nova sondagem.
De acordo com o estudo do Instituto Metroscopia publicado pelo ‘El País’, os partidos separatistas - ERC, Juntos Pela Catalunha e CUP - deverão obter, no seu conjunto, 46% dos votos, precisamente a mesma percentagem obtida pelos três partidos - Cidadãos, PSC e PP - que são frontalmente contra a independência da região.
No meio dos dois blocos e com possível papel de ‘fiel da balança’ está a Catalunya en Comú-Podem, a filial catalã do Podemos, com 6,7%. Se as eleições fossem hoje, os separatistas elegeriam 67 deputados, falhando por um a maioria absoluta.
Por partidos, surge na frente com 26,5% a ERC, cujo cabeça de lista, Oriol Junqueras, vice-presidente do governo regional destituído, está detido preventivamente por sedição e cuja campanha está a ser liderada pela ‘número dois’, Marta Rovira. Logo atrás vem o Cidadãos, de Inés Arrimadas, com 25,3%, seguida pelos socialistas do PSC com 14,9% das intenções de voto.
Seguem-se Juntos Pela Catalunha (13,6%), Catalunya en Comú (6,7%), CUP (5,9%) e PP (5,8%).
"Catalães devem decidir se querem a UE"
O cabeça de lista da formação Juntos Pela Catalunha classificou ainda a UE como "um clube de países decadentes e obsoletos".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt