Sismo atinge ilha de Samatra
Um sismo de magnitude de 7,6 graus na escala de Richter abalou esta quarta-feira o norte da ilha indonésia de Samatra. Não há para já registo de vítimas ou de dabnos materiais. O alerta de tsunami avançado na sequência do abalo foi entretanto cancelado pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.
De acordo com o centro geológico dos Estados Unidos, responsável pela vigilância sísmica em todo o mundo, o abalo ocorreu pelas 15h08 (08h08 em Lisboa). Teve o seu epicentro a 330 quilómetros a sueste de Banda Aceh, capital da província de Aceh e a 35 quilómetros de profundidade.
Na sequência do sismo, os serviços de meteorologia do Japão alertaram para a possibilidade de formação de um tsunami. Por sua vez, as autoridades da Tailândia também reagiram e emitiram um alerta de tsunami para a ilha turística de Pucket. No entanto, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico já suspendeu o alerta dado na Indonésia. "Tendo em conta que não se detectou um tsunami nas profundidades do oceano no noroeste de Sumatra nem no litoral de Sabang, o alerta de tsunami foi cancelado", afirmou o centro em comunicado.
A Indonésia está assente sobre o designado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma zona de grande actividade sísmica e vulcânica sacudida por sete mil sismos por ano, a maioria de baixa magnitude.
Recorde-se que a 26 de Dezembro de 2004, um sismo com uma magnitude de 9 graus sacudiu Samatra e originou um tsunami que tirou a vida a pelo menos 170 mil indonésios, a grande maioria naturais de Aceh.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt