Cancelado alerta de Tsunami para a costa americana e Canadá
Sismo de 7.9 ao largo do Alasca tinha despoletado alerta para ondas destruidoras.
As autoridade americanas e canadianas cancelaram o alerta de tsunami que tinha sido emitido na madrugada desta terça-feira, depois de um sismo com a magnitude 7.9 (começou por ser anunciado como 8.2, mas o valor foi depois corrigido) ter abalado a costa sul do Alasca.
The #tsunami warning is canceled for the coastal areas of British Columbia and #Alaska from WA/BC border to Hinchinbrook Entrance, AK, per JTWC. A tsunami was generated but does not pose a threat to these areas. #akwx
— NWS Juneau (@NWSJuneau) 23 de janeiro de 2018
O tremor de terra teve o seu epicentro a 300km a nordeste de Kodiak, a uma profundidade de 10 km. Sismo foi sentido às 00.31 locais (9h31) de Lisboa, revela o Serviço de Geologia dos Estados Unidos.
O alerta de tsunami era válido para o Alasca, a costa leste do Canadá e também, em nível menor, as regiões mais a sul, desde os Estados de Washington, Oregon e Califórnia, prolongando-se até à costa mexicana no Pacífico. O National Weather Service diz que se verificou um tsunami de baixa intensidade, que não constitui um perigo para as populações costeiras.
O serviço de emergência de Anchorage, no Alasca, avisava que as primeiras ondas deveriam chegar por volta das 1h45 locais (10h45 em Portugal). O alerta pedia às pessoas que se afastassem da costa: "Se estiver na zona costeira, desloque-se para terra e para um terreno alto. Um aviso de tsunami quer dizer que é possível ou que já está a acontecer um tsunami como inundações significantes. Os tsunamis são uma série de ondas perigosas, que ocorrem durante muitas horas depois da primeira vaga. A primeira onda pode não ser a maior".
Tue Jan 23 10:44:28 UTC 2018 event picture pic.twitter.com/k7EtHLoRAm
— NWS Tsunami Alerts (@NWS_NTWC) January 23, 2018
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt