Sobe para 12 o número de mortos pela vaga de frio nos EUA
O frio é tão extremo que em alguns locais a temperatura foi inferior à do Polo Sul.
O número de vítimas confirmadas da vaga de frio polar que há quase uma semana fustiga grande parte do Centro e Norte dos EUA subiu esta quinta-feira para 12 mortos.
As temperaturas bateram mais de 30 recordes, com os termómetros a fixarem-se esta quinta-feira nos 48 graus negativos, depois de já terem descido aos -54 graus. Para se ter uma ideia do frio, o Polo Sul teve esta quinta-feira uma temperatura de -31 graus, quase amena por comparação.
As perturbações nos aeroportos agravaram-se também, com 2500 voos cancelados e 3500 atrasados nos principais aeroportos de Chicago. Além de Ilinóis, outros estados que sofrem temperaturas extremas são Minnesota, Michigan, Dakota do Norte e do Sul, Ohio, e ainda Pensilvânia, Massachusetts e Nova Iorque.
Até mesmo no Sul dos EUA as temperaturas são invulgarmente baixas, com o Kentucky, o Tennessee e a Georgia a ficarem-se por valores inferiores aos 10 graus positivos.
As previsões são de que o frio vai continuar, mas com um alívio considerável. Em Chicago, por exemplo, os termómetros subirão durante o fim de semana até temperaturas entre os -7 e os -2 graus. Apesar de tudo, o alerta mantém-se, especialmente para quem usa automóvel, pois as estradas estão geladas e escorregadias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt