Sonda da NASA pousa em Marte. Veja as primeiras imagens

'Viagem' durou seis meses e meio. 

26 de novembro de 2018 às 20:02
Foto tirada pelo robot InSight na superfície de Marte Foto: NASA
A primeira imagem após a aterragem em Marte Foto: Twitter
A celebração da equipa da NASA Foto: Reuters
A celebração da equipa da NASA Foto: EPA
A nave espacial que levou a sonda da NASA In Sight até Marte Foto: Reuters
Ilustrações da sonda da NASA In Sight, construída para explorar Marte Foto: Reuters
Ilustrações da sonda da NASA In Sight, construída para explorar Marte Foto: Reuters

1/7

Partilhar

A sonda InSight pousou esta segunda-feira em Marte sob aplausos da equipa da agência espacial norte-americana NASA. A sonda vai estudar o interior do planeta 'vermelho'. 

A aterragem do 'laboratório robótico' na superfície marciana aterrou uns minutos antes da hora prevista, às 19h57 em Lisboa, ao fim de uma 'viagem' de seis meses e meio. 

Pub

Momentos depois da aterragem, a sonda enviou para a Terra a primeira fotografia da superfície de Marte, uma imagem pouca nítida devido provavelmente à poeira causada pelo seu impacto.

A NASA aguarda atualização de informação dada pelos satélites em redor do planeta para confirmar se a InSight aterrou no local previsto, uma ampla planície, a "Elysium Planitia".

1 / 6
FOTO: Twitter
A primeira imagem após a aterragem em Marte
FOTO: Reuters
A celebração da equipa da NASA
FOTO: EPA
A celebração da equipa da NASA
FOTO: Reuters
A equipa da missão InSight assiste à aterragem
FOTO: Reuters
A equipa da missão InSight celebra a aterragem
FOTO: Twitter
A celebração da equipa da NASA
Pub

A missão InSight, que tem uma duração de dois anos, pretende dar pistas sobre a evolução da formação dos planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra, ao estudar o tamanho, a espessura e a densidade do núcleo, manto e crosta de Marte e a temperatura interior do planeta.

Lançada no espaço em 5 de maio, a InSight é a segunda missão robotizada da NASA em Marte depois da Curiosity, a explorar a superfície do planeta desde 2012.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar