Sonda da NASA pousa em Marte. Veja as primeiras imagens
'Viagem' durou seis meses e meio.
A sonda InSight pousou esta segunda-feira em Marte sob aplausos da equipa da agência espacial norte-americana NASA. A sonda vai estudar o interior do planeta 'vermelho'.
A aterragem do 'laboratório robótico' na superfície marciana aterrou uns minutos antes da hora prevista, às 19h57 em Lisboa, ao fim de uma 'viagem' de seis meses e meio.
Momentos depois da aterragem, a sonda enviou para a Terra a primeira fotografia da superfície de Marte, uma imagem pouca nítida devido provavelmente à poeira causada pelo seu impacto.
A NASA aguarda atualização de informação dada pelos satélites em redor do planeta para confirmar se a InSight aterrou no local previsto, uma ampla planície, a "Elysium Planitia".
A missão InSight, que tem uma duração de dois anos, pretende dar pistas sobre a evolução da formação dos planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra, ao estudar o tamanho, a espessura e a densidade do núcleo, manto e crosta de Marte e a temperatura interior do planeta.
Lançada no espaço em 5 de maio, a InSight é a segunda missão robotizada da NASA em Marte depois da Curiosity, a explorar a superfície do planeta desde 2012.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt