SUBMARINO NUCLEAR RUSSO NAUFRAGA

Um velho submarino nuclear russo afundou-se este sábado no Mar de Barents, a cinco quilómetros da costa da Ilha Kildin, quando estava a ser rebocado para o estaleiro de Polyarny, onde seria desmantelado. Um dos dez tripulantes sobreviveu.

30 de agosto de 2003 às 13:07
SUBMARINO NUCLEAR RUSSO NAUFRAGA Foto: d.r.
Partilhar

De acordo com porta-vozes militares russos, o K-159 repousa a uma profundidade de 170 metros e não representa qualquer perigo radioactivo, uma vez que os reactores nucleares do submarino foram desligados em 1989, quando o navio foi retirado do serviço. O navio também já não tinha qualquer arma a bordo.

O K-159 é um velho submarino de ataque da classe Novembro, já com 40 anos de idade, e estava a efectuar a sua derradeira viagem, rebocado, em direcção ao estaleiro onde seria desmantelado. Este submarino não saia para o mar há 14 anos.

Pub

O naufrágio ocorreu cerca das quatro horas locais (01h00 de Lisboa), quando se quebraram os suportes flutuantes do submarino, devido à força do mar revolto. Dos dez tripulantes que seguiam a bordo, um foi salvo, tendo sido confirmada a morte dos restantes nove marinheiros.

O chefe do Estado-Maior da Armada russa, almirante Viktor Kravchenko, já garantiu que a carcaça do submarino será retirada do fundo do mar para ser posteriormente desmantelada em terra, aliás, como estava previsto. Nos meios de comunicação social russos corre já a crítica de que o K-159 não devia sequer ter sido rebocado. Na Sardenha, onde está a passar umas mini-férias, o presidente russo, Vladimir Putin, comentou prontamente este acidente, garantindo que será aberto um inquérito exaustivo, para apurar as causas do naufrágio.

Recorde-se que há três anos, neste mesmo mês de Agosto, Vladimir Putin enfrentou um dos seus mais difíceis momentos políticos devido ao naufrágio, também no Mar de Barents, do submarino nuclear “Kursk”. Só que o “Kursk” era o melhor navio da frota de submarinos da Rússia e levou para o fundo do mar 118 vidas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar