Conheça as histórias dos jovens encurralados na gruta

Saiba tudo sobre as 12 crianças e o treinador salvos ao fim de quase três semanas.

06 de julho de 2018 às 19:59
Adul Sam-on, de 14 anos, é o único que consegue conversar em inglês Foto: Direitos Reservados
Sompong Jaiwong, de 13 anos, é conhecido como Pong e jogo a meio-campo Foto: Direitos Reservados
Peerapat Sompiangjai, de 16 anos, é conhecido por Night Foto: Direitos Reservados
Ekkarat Wongsookchan, de 14 anos, é conhecido por Bew. É o ponta de lança da equipa Foto: Direitos Reservados
Pipat Bodhi, de 15 anos, é conhecido por Nick. É o melhor amigo de Bew e não joga na equipa, mas decidiu acompanhar Ekkarat na caminhada Foto: Direitos Reservados
Prajak Sutham, de 14 anos, é conhecido por Note. Joga futebol há dois anos Foto: Direitos Reservados
Panumas Saengdee, de 13 anos, é conhecido como Mick. É defesa na equipa Foto: Direitos Reservados
Pornchai Kamluang, de 16 anos, conhecido como Tee. É defesa na equipa e considerado um dos melhores jogadores Foto: Direitos Reservados
Duangpetch Promthep, de 13 anos, é conhecido por Dom. É o capitão da equipa Foto: Direitos Reservados
Titan é o benjamin do grupo Foto: Direitos Reservados
Mark tem 14 anos e para além de futebol ainda pratica ainda natação e ciclismo Foto: Direitos Reservados
Nattawut Takamsai tem 14 anos e é conhecido por Tle Foto: Direitos Reservados
Ekaphol Chantawong é o treinador do clube de futebol Foto: Direitos Reservados

1/13

Partilhar

Foi a 23 de junho que 12 jovens futebolistas e o seu treinador ficaram presos numa gruta no norte da Tailândia. As crianças e o adulto de 25 anos passeavam naquele local - como já era habitual - quando uma chuva torrencial fez subir o nível das águas e os encurralou na caverna. A equipa smanteve-se coesa apesar das adversidades, à espera do dia em pudessem ser resgatados. O que aconteceu entre domingo, 8 de julho e terça-feira, 10 de julho. Mas quem são estas 12 crianças a quem o destino pregou uma partida?

Com 14 anos, Adul é médio esquerdo dentro de campo, e o único entre os rapazes a saber falar inglês na gruta (fundamental visto que a equipa de mergulhadores é composta por britânicos). Segunda avança o The Guardian, os jovens só conseguiram pedir comida. Assim, o rapaz fez o ‘resto’, perguntando em que dia se encontravam, reforçando a ideia que estavam esfomeados. Recorde-se que menos de 30 % da população tailandesa domina o inglês, pelo que lhe confere ainda mais valor.

Pub

No meio-campo, joga também Sompong Jaiwong, conhecido por Pong pelos colegas, de 13 anos, e Peerapat Sompiangjai, o Night, de 16 anos.

Segue-se o ponta de lança da equipa: Bew (Ekkarat Wongsookchan), de 14 anos. Considerado um dos mais ‘disciplinados’ da equipa, é quem recolhe o material no fim de cada treino. O seu melhor amigo, Pipat Bodhi, tem 15 anos e não pertence ao plantel, mas quis acompanhar o amigo na excursão feita àquela gruta.

O Note (Prajak Sutham) joga a avançado na equipa, enquanto Mick (Panumas Saengdee) de 13 anos, e Tee (Pornchai Kamluang) são os defesas. Mick é inclusivamente considerado um dos melhores jogadores da equipa, apesar da sua tenra idade.

Pub

Na frente da equipa surge Dom (

Mark (Mongkol Boonpiam), é um jovem amante do futebol e é visto quase todos os dias com uma camisola de um clube diferente. Para além de adorar "jogar à bola", o jovem de 14 anos pratica ainda natação e ciclismo. Por último, Tle (Nattawut Takamsai), de 14 anos, é o terceiro avançado da equipa.

Treinador Ekaphol Chantawong é o único adulto na gruta

Pub

Ekaphol Chantawong é o treinador do clube de futebol, e o único adulto que acompanha as crianças na "estadia forçada" dentro da gruta há 13 dias. Com 25 anos, o técnico já foi um monge budista, vida que deixou para trás para tomar conta da avó. Atualmente treinava os Wils Boars FC com quem mantém uma relação de cumplicidade, e com quem tinha o hábito de passear no fim do treino.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar