Taxistas franceses em protestos violentos contra a Uber
2.800 taxistas participaram nos protestos em todo o país.
França foi esta quinta-feira palco de protestos violentos contra o serviço de mobilidade da Uber, com taxistas a incendiar automóveis, bloquear estradas e a atacar o veículo que transportava a cantora norte-americana Courtney Love.
Entre os 2.800 taxistas que participaram nos protestos em todo o país, a polícia deteve pelo menos 11, devido a confrontos na sequência do bloqueio de acessos a aeroportos, estações de comboios e importantes eixos rodoviários.
Na sua conta de Twitter, Courtney Love disse que os protestantes "fizeram uma emboscada" ao seu veículo e "mantiveram o condutor refém".
Os taxistas revoltaram-se contra o serviço UberPOP, que permite encontrar um motorista privado a um preço menor do que o praticado pelos táxis, acusando-o de gerar "concorrência selvagem".
O UberPOP continua a funcionar em França, apesar de ser ilegal desde janeiro. Um motorista privado, que alega não trabalhar para a Uber, "ou qualquer outra aplicação móvel", foi arrastado para fora do seu carro por manifestantes, que furaram os pneus e partiram os vidros, numa estrada bloqueada a oeste de Paris.
As autoridades prenderam pelo menos oito pessoas em Paris, e nos arredores do aeroporto, devido a ações violentas. Outros taxistas ficaram detidos em Lyon, cidade no sudeste da França.
"O UberPOP é ilegal. A lei deve ser respeitada. Nós sentimos que o governo está a deixar as coisas andarem", disse Rene Pierre-Jean, um membro do sindicato francês CGT, presente numa barricada no exterior da estação ´Gare du Nord`, em Paris.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt