Temer não se demite apesar da investigação

Presidente falou ao país horas depois de o Supremo Tribunal ter dado luz verde a uma investigação por corrupção.

Michel Temer Foto: Reuters
Michel Temer Foto: Reuters
Michel Temer Foto: Reuters

1/3

Partilhar

O presidente brasileiro, Michel Temer, rejeitou esta quinta-feira, em discurso na TV, renunciar ao cargo, como chegou a ser dado como certo. Horas antes, o Supremo Tribunal autorizou a abertura de uma investigação contra o presidente, baseado em gravações que ligam Temer à corrupção e a obstrução à Justiça.

Temer diz que não renuncia pois nada fez de ilegal antes ou depois de assumir a presidência. Evocando o que considerou ser o sucesso do seu governo, afirmou que os brasileiros não podem sofrer um novo revés na economia e considerou a investigação autorizada pelo Supremo uma oportunidade para se explicar e mostrar que nada fez.

Pub

Nas gravações feitas no palácio presidencial pelo empresário Joesley Batista, Temer parece autorizar o suborno do ex-deputado Eduardo Cunha, preso por corrupção, para que não revele informações comprometedoras. Noutro momento, Temer indica o deputado Rodrigo Rocha Loures como pessoa que pode ajudar – e posteriormente o parlamentar é filmado a receber malas com dinheiro de um assessor do empresário.

Joesley Batista é dono da JBS, um dos maiores fabricantes mundiais de proteína animal. Decidiu colaborar com a Justiça depois de ser acusado de corrupção e irregularidades na produção de carne e obtenção de financiamentos públicos.

Pub

Supremo suspende mandato de Aécio 

O juiz Edson Fachim, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal, suspendeu o mandato do senador Aécio Neves, líder do PSDB, aliado do presidente Temer, após gravações mostrarem Aécio a pedir luvas ao dono do grupo JBS. A polícia prendeu a irmã e um primo de Aécio e fez buscas em casas e escritórios do senador em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Fachim recusou a prisão de Aécio e remeteu o pedido para o plenário do Supremo.

Novas acusações são um risco real

Pub

PORMENORES

Prisões e buscas

Planos de sucessão

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar