“Temos de fazer frente a Putin. Não nos curvamos”: Biden garante que EUA não vão abandonar a Ucrânia
Presidente norte-americano sublinha importância de enfrentar o presidente da Rússia para assegurar preservação do mundo livre. Biden quer cessar-fogo imediato em Gaza.
A mensagem de Joe Biden a Putin é clara: os EUA não vão abandonar a Ucrânia. O Presidente norte-americano garantiu, no discurso do Estado da União, que Kiev vai continuar a receber apoio dos EUA. “Se os EUA se afastarem, a Ucrânia fica em risco. A Europa está em risco. O mundo livre vai ficar em risco e vamos encorajar outros a fazerem o que mais desejam: ‘Fazerem-nos mal’. A minha mensagem ao Presidente Putin, que conheço há muito tempo, é simples: Não nos vamos afastar. Não nos vamos curvar!”, disse. Biden sublinhou, ainda, a importância de enfrentar o Presidente russo. “Temos de fazer frente a Putin! A Ucrânia pode travar Putin, se estivermos ao lado da Ucrânia e enviarmos as armas que precisa para se defender. É apenas isso que a Ucrânia pede. Não pede soldados americanos”, frisou.
Também o conflito em Gaza foi abordado pelo líder norte-americano. Biden garantiu estar a trabalhar “sem descanso” para um cessar-fogo imediato e temporário. Exigiu a Israel que não use a ajuda humanitária como “moeda de troca” e que permita a entrada de alimentos e medicamentos no enclave”. “Aos líderes de Israel digo isto: a assistência humanitária não pode ser uma consideração secundária ou uma moeda de troca. Proteger e salvar vidas inocentes tem de ser uma prioridade”, instou.
Biden deixou ainda o alerta de como a “liberdade e a democracia estão a ser atacadas” no país e no mundo.
SAIBA MAIS
Durante o discurso, Joe Biden lançou várias críticas a Trump, nunca referindo o seu nome e usando a expressão “o meu antecessor”. O Pre- sidente acusou Trump de “fazer uma vénia a um líder russo, ultrajante, perigoso e inaceitável”.
O ex-Presidente dos EUA diz que o discurso de Biden foi o pior de sempre e acusa o Presidente de ter humilhado os EUA. Trump considera que Biden não faz frente a Putin e que, pelo contrário, oferece de mão beijada a Ucrânia a Putin.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt