Tempestade ‘Elsa’ em Cuba põe milhares em fuga
Autoridades cubanas mandaram evacuar centenas de residências em Havana e numa vasta área em redor.
A tempestade tropical ‘Elsa’ atingiu esta terça-feira a ilha de Cuba com ventos de 100 km/h e chuvas torrenciais, forçando a evacuação de centenas de residências e pondo em fuga cerca de 200 mil pessoas. A intempérie deverá hoje atingir a costa da Florida com ventos apenas ligeiramente enfraquecidos após a travessia do estreito que separa aquele estado norte-americano de Cuba.
Não são conhecidas vítimas mortais em Cuba, desde logo porque o maior impacto da intempérie foi sentido em regiões agrícolas pouco povoadas próximas de Havana. Mas a ‘Elsa’ matou pelo menos três pessoas à sua passagem noutros territórios das Caraíbas, onde deixou uma rasto de destruição, nomeadamente em Santa Lúcia, nas Pequenas Antilhas, e também na República Dominicana.
Uma das áreas mais castigadas foi a ilha de Barbados, onde os ventos derrubaram pelo menos 63 casas e danificaram mais de mil outras.
Na Florida, próximo território na rota da tempestade, o governador de Ron DeSantis declarou o estado de emergência em 15 condados, incluindo Miami-Dade, onde o edifício que ruiu parcialmente a 24 de junho em Surfside foi demolido na noite de domingo por razões de segurança. O risco da aproximação da ‘Elsa’ pesou na decisão de arrasar o que restava das Champlain Towers.“É provável que enfraqueça ao deixar Cuba”, referiram meteorologistas dos Estados Unidos, adiantando que Surfside deve ser poupado aos ventos mais fortes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt