TGV bate recorde de velocidade a 574,8 km/h
O novo comboio francês de alta velocidade (TGV) atingiu ontem os 574,8 quilómetros por hora, em Le Chemin, perto de Champagne-Ardenne, estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade.
A viagem ontem realizada, entre Paris e Estrasburgo, ultrapassou todas as expectativas dos técnicos, que previam que fosse atingida uma velocidade de ‘apenas’ 540 quilómetros por hora. O novo recorde foi alcançado na nova Linha de Alta Velocidade do Leste de França, que será oficialmente inaugurada no próximo dia 10 de Junho.
O novo comboio, que foi publicamente apresentado no passado dia 26 de Março, é o resultado de uma parceria entre a Alstom, a Sociedade Nacional de Caminhos-de-Ferro (SNCF) e a Rede Férrea de França (RFF), tendo cada uma das empresas investido nada menos de 30 milhões de euros. O TGV modificado foi construído na fábrica da Alstom de La Rochelle, apresentando-se como o resultado de 14 meses de trabalho, durante os quais estiveram envolvidos mais de uma centena de engenheiros e técnicos. Desde o passado dia 15 de Janeiro que uma equipa de 40 engenheiros e técnicos da Alstom, da SNCF e da RFF tem vindo a testar cerca de 600 parâmetros, por forma a garantir que o recorde de velocidade fosse atingido com “a máxima segurança e o máximo conforto”.
“O mais importante é demonstrar que a tecnologia TGV, que foi inventada em França pela SNCF há 30 anos, é uma tecnologia de futuro”, declarou a propósito Guillaume Pepy, o número dois daquela companhia francesa.
MAGLEV JAPONÊS ‘ARRASOU’
Refira-se que o anterior recorde remontava a 1990, ano em que foi alcançada a velocidade de 513,3 quilómetros por hora. No entanto, o recorde mundial absoluto de velocidade pertence ainda ao Maglev, um comboio experimental com sustentação magnética, de fabrico japonês. Em 2003, aquele comboio atingiu uma velocidade de 581 km/h.
COMBOIOS DE ALTA VELOCIDADE
O famoso ‘Train à Grande Vitesse’ (TGV) francês bateu ontem o seu anterior recorde mundial de velocidade, fixando a marca em 574,8 km/h. No mercado global dos comboios de alta velocidade são rivais do ICE da Siemens e do japonês Comboio Bala.
França: TGV, 574,8 km/h (anterior recorde de velocidade: 515km/h)
Japão: Comboio Bala (com sustentação magnética), 581 km/h
Alemanha: ICE, 408 km/h
Europa Eurostar: 334 km/h
Itália: Pendolini, 300 km/h
Espanha: AVE, 300 km/h
Suécia: X2000, 275 km/h
Reino Unido: Inter City 225, 260 km/h
EUA: Metroliner, 200 km/h
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt