Tóquio, Seul e Pequim comprometem-se a cooperar sobre Coreia do Norte

Cimeira entre Japão, Coreia do Sul e China quer reforçar pacto de desnuclearização.

09 de maio de 2018 às 06:28
Li Keqiang, Shinzo Abe e Moon Jae-in, líderes da China, Coreia do Sul e Japão, reuniram-se em Tóquio Foto: Reuters
Li Keqiang, Shinzo Abe e Moon Jae-in, líderes da China, Coreia do Sul e Japão, reuniram-se em Tóquio Foto: Reuters
Li Keqiang, Shinzo Abe e Moon Jae-in, líderes da China, Coreia do Sul e Japão, reuniram-se em Tóquio Foto: Reuters

1/3

Partilhar

Os líderes do Japão, China e Coreia do Sul demonstraram esta quarta-feira apoio ao acordo alcançado entre Pyongyang e Seul sobre a "total desnuclearização" e a paz duradoura na península coreana, comprometendo-se a cooperar para alcançar tais objetivos.

Na primeira cimeira trilateral em mais de dois anos entre os três vizinhos do nordeste da Ásia, realizada em Tóquio, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o primeiro-ministro chinês, Li Kegiang concordaram em unir esforços e concentrar-se no diálogo aberto com o líder do regime norte-coreano, Kim Jong-un, com vista ao abandono irreversível do programa nuclear da Coreia do Norte.

Pub

O primeiro-ministro nipónico destacou a importância do acordo intercoreano para a estabilidade na região, sublinhando que partilha com Pequim e Seul "uma posição comum sobre as resoluções das Nações Unidas para resolver os problemas norte-coreanos", declarou Shinzo Abe, durante um intervenção conjunta dos três líderes, à margem da cimeira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar