Torre medieval desaba parcialmente durante operação de resgate em Roma

Torre fica perto do fórum romano e foi erigida em 1238.

03 de novembro de 2025 às 14:30
Partilhar

Uma torre medieval ruiu parcialmente na segunda-feira, no Largo Corrado Ricci, perto do Fórum Romano, na capital italiana, durante uma operação de resgate pelos bombeiros após um primeiro desabamento. O incidente deixou um operário soterrado e feriu três, um deles gravemente, anunciaram as autoridades italianas.

Segundo a Associated Press, a Torre dei Conti, erigida em 1238, estava a ser alvo de obras de restauro quando ocorreu o primeiro colapso, ferindo com gravidade um funcionário das obras e encurralando outros nos escombros.

Pub

Equipas de resposta e resgate foram então chamadas ao local. Quando os bombeiros estavam no terreno deu-se então o segundo desabamento, que envolveu a estrutura numa nuvem de fumo numa altura em que várias pessoas se tinham concentrado no local a assistir aos trabalhos.

A imprensa italiana dá conta de que quatro trabalhadores foram já resgatados dos escombros, havendo ainda um que continua preso. O presidente da câmara de Roma e o ministro da Cultura de Itália estiveram no local, e a autarquia da cidade entretanto já abriu um inquérito para apurar as causas dos desabamentos.

A torre do séc. XIII foi mandada construir pelo Papa Inocêncio III como uma residência oficial para a sua família. A passagem do tempo foi ao longo dos anos tendo o seu efeito na torre, que foi danificada em 1349 após um terramoto, e outra vez no séc. XVII numa série de colapsos parciais.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar