Traficante mais procurado do Rio de Janeiro preso em casa de luxo
A polícia do Rio de Janeiro conquistou na noite da passada sexta-feira uma importante vitória contra o tráfico de droga. Fabiano Atanázio da Silva, o 'FB', acusado de ter derrubado um helicóptero da polícia e o traficante mais procurado do Rio de Janeiro desde a prisão, em Novembro passado, de António Francisco Bonfim Lopes, o Nem, foi capturado em Campos do Jordão, uma cidade turística nas montanhas do estado de São Paulo frequentada por milionários.
'FB' foi localizado por agentes da Polícia Civil (Judiciária) carioca numa casa ampla e confortável de alto padrão, depois de meses de investigação. Na mansão, cujo aluguer mensal era de oito mil euros, o traficante desfrutava de sofisticados equipamentos electrónicos e muito luxo, nomeadamente uma requintada adega com vinhos e outras bebidas de marcas famosas e caras.
Com ele foram presos outros três traficantes, entre os quais Luiz Cláudio Serrat Correa, o Claudinho CL, chefe do tráfico em duas favelas cariocas. Nenhum deles ofereceu resistência e a polícia não encontrou na habitação nem armas nem drogas.
Fabiano Atanásio era o poderoso chefão das drogas no Complexo do Alemão, maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro, até Novembro de 2010, quando a região foi ocupada por forças militares, ocupação que continua até hoje. Juntamente com muitos outros criminosos, 'FB' fugiu através de túneis escavados na montanha e desapareceu. Foi a localização de uma propriedade em Itaboraí, no estado do Rio, onde foram encontradas armas e droga, que levou a polícia até Campos do Jordão e à prisão do traficante.
'FB' ficou tristemente famoso em 2009 ao comandar um confronto com forças de segurança no Morro dos Macacos, zona norte do Rio de Janeiro, durante o qual foi abatido um helicóptero da polícia. Dois agentes morreram e, desde aí, a captura do criminoso passou a ser ponto de honra para a polícia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt