Trump confirma primeiro ataque em solo venezuelano a um porto onde era traficada droga

Segundo o presidente norte-americano, houve um explosão no cais onde os barcos eram carregados com drogas.

29 de dezembro de 2025 às 19:31
Trump Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O presidente norte-americano, Donald Trump, admitiu esta segunda-feira, em conferência de imprensa em Mar-a-Lago, na Florida, que os EUA atacaram uma zona portuária da Venezuela, onde, segundo o líder, era traficada droga. Trata-se assim do primeiro ataque em solo venezuelano feito pelos EUA e terá sido realizado na semana passada.

"Houve uma grande explosão na área do cais, onde eles carregam os barcos com drogas. Eles carregam os barcos com drogas. Nós atingimos todos os barcos e agora estamos a atingir a área", disse Trump, citado pela Sky News. O republicano não detalhou mais informações sobre o ataque.

Pub

Durante semanas, em pelo menos 14 ocasiões, Trump alertou que as forças norte-americanas no Caribe - o maior destacamento desde a Segunda Guerra Mundial, liderado pelo porta-aviões Gerald Ford, o mais poderoso do mundo - atacariam áreas continentais. Até ao momento, cerca de 30 operações foram realizadas no Caribe e no Pacífico contra supostos barcos de narcotráfico, resultando na morte de 105 pessoas.

O presidente dos EUA revelou ainda que tinha conversado novamente com Nicolás Maduro, após uma primeira ligação feita há algumas semanas, na qual o secretário de Estado Marco Rubio esteve presente, mas que não resultou em nenhum acordo.

Este será o primeiro ataque terrestre dos EUA à Venezuela desde que o Governo Trump começou a anunciar que estavam para breve com vista ao combate de redes de narcotráfico.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar