Trump ameaça Canadá com tarifas de 100% se houver acordo comercial com a China
Presidente dos EUA acusou primeiro-ministro canadiano de querer tornar o país "num porto de depósito para a China".
O Presidente norte-americano Donald Trump ameaçou este sábado impor direitos aduaneiros de 100% sobre as importações do Canadá para os Estados Unidos em caso de acordo comercial entre o Canadá e a China.
Se Mark Carney "pensa que vai transformar o Canadá num porto de depósito para a China enviar os seus bens e produtos para os Estados Unidos, está muito enganado", afirmou o presidente norte-americano na sua plataforma Truth Social.
O chefe de Estado norte-americano voltou na publicação a referir-se ao primeiro-ministro canadiano como "governador", recuperando a provocação feita no início de 2024 ao então-chefe de governo, Justin Trudeau, quando Trump flutuou a possibilidade de anexar o Canadá e torná-lo um estado norte-americano.
"Se o Canadá fechar um acordo com a China, será imediatamente atingido por uma tarifa de 100% sobre todos os bens e produtos canadianos importados para os EUA", pode ler-se.
Donald Trump acrescentou que "a China vai devorar o Canadá, destruindo completamente as suas empresas, o seu tecido social e o seu modo de vida em geral".
A ameaça de Trump surge após o discurso de Carney no Fórum Económico de Davos, no qual o líder canadiano não se coibiu de criticar a direção política da administração norte-americana e o esfriar das relações com os aliados históricos de Washington.
Críticas que, logo no dia seguinte, não ficaram sem resposta por parte do presidente dos EUA, que advertiu o país vizinho. "Mark, o Canadá vive por causa dos EUA, lembra-te disso", disse, referindo-se por nome a Carney.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt