Trump ameaça fechar fronteira com o México
Braço de ferro com o Congresso por causa dos fundos para o Muro sem solução à vista.
O presidente Donald Trump ameaçou esta sexta-feira fechar a fronteira com o México se o Congresso não aprovar os fundos necessários para a construção do prometido Muro contra a imigração ilegal.
"Seremos obrigados a fechar completamente a Fronteira Sul se os Democratas Obstrucionistas não nos derem o dinheiro para concluir o Muro e mudar as ridículas leis de imigração do nosso país", escreveu Trump num tweet matinal, horas depois de o Congresso ter sido incapaz de chegar a acordo sobre a proposta de orçamento para o próximo ano.
Recorde-se que Trump exige a inclusão no orçamento de 5 mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros) para financiar a construção do Muro na fronteira com o México, medida travada pela oposição democrata no Senado.
O prazo para a aprovação do orçamento terminou há uma semana, forçando ao encerramento parcial do governo por falta de fundos, medida que deverá prolongar-se até depois do Ano Novo face ao fracasso das últimas negociações. De momento, estão a ser afetados alguns setores não essenciais, como a gestão de parques e a recolha do lixo, mas a situação poderá agravar-se após as férias natalícias.
PORMENORES
Trump "culpado"
Cerca de metade dos americanos (47%) culpa Trump pelo fecho parcial do governo. Outros 33% responsabilizam os democratas, revela sondagem.
Chantagem sem apoio
A mesma sondagem indica que apenas 35% apoiam a inclusão do financiamento do Muro no orçamento e só 25% concordam com o fecho do governo por causa do assunto.
800 mil afetados
O fecho parcial do governo afeta 800 mil funcionários, forçados a trabalhar sem receber ou a tirar licença sem vencimento.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt