Trump anuncia nova tarifa global de 10% em 'provocação' ao Supremo Tribunal de Justiça dos EUA
Esta sexta-feira, o Supremo Tribunal de Justiça dos EUA considerou ilegais as tarifas comerciais impostas a vários países.
O presidente norte-americano, Donald Trump, não 'temeu' a posição do Supremo Tribunal de Justiça dos EUA sobre as tarifas comerciais que havia imposto, e, esta sexta-feira, numa espécie de 'provocação', anunciou, em conferência de imprensa, uma nova tarifa global de 10%. Segundo Trump esta medida faz parte de um 'plano B' que já havia sido pensado.
Esta sexta-feira, o Supremo Tribunal de Justiça dos EUA considerou ilegais as tarifas comerciais impostas a vários países. Esta decisão foi votada a favor por seis juízes. Embora tenha havido maioria clara, não houve unanimidade, uma vez que três juízes votaram contra. Esta sexta-feira à tarde, o presidente norte-americano alegou que o Supremo tinha sido "influenciado por interesses estrangeiros e por um movimento político", cita a Sky News. Trump considerou mesmo que o Supremo é "antipatriota e desleal à Constituição norte-americana".
Em declarações aos jornalistas, Donald Trump referiu que a questão das tarifas é muito importante para os EUA e que funciona "como um símbolo de segurança nacional". A imposição das tarifas pela administração Trump foi determinada "para fazer da América grande outra vez". Trump chegou mesmo a afirmar que as tarifas foram usadas como um 'gatilho' para resolver "cinco das oito guerras" que já conseguiu solucionar desde que regressou à Casa Branca.
Em resposta às alegações do Supremo - que considerou que a administração norte-americana excedeu a autoridade ao invocar uma lei federal para impor as chamadas "tarifas recíprocas"- Trump diz ter "ótimas alternativas".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt