Trump recua nas tarifas e anuncia princípio de acordo com NATO sobre Gronelândia
“Com base numa reunião muito produtiva que tive com o secretário-geral da NATO, formámos o quadro de um futuro acordo no que diz respeito à Gronelândia e, de facto, sobre toda a região do Ártico”, escreveu Trump.
Donald Trump afinal já não vai aplicar tarifas sobre os países europeus que se opõem aos seus esforços para controlar a Gronelândia, ao dizer que chegou a “um quadro para um futuro acordo” com a NATO no que diz respeito ao território.
“Com base numa reunião muito produtiva que tive com o secretário-geral da NATO, formamos o quadro de um futuro acordo no que diz respeito à Gronelândia e, de facto, sobre toda a região do Ártico”, escreveu o presidente dos EUA nas redes sociais. "Com base neste entendimento, não vou impor as tarifas que estavam agendadas para entrar em vigor a 1 de fevereiro."
O Presidente dos EUA acrescentou que “estão a ser mantidas discussões adicionais sobre o Golden Dome [escudo protetor de mísseis semelhante ao Iron Dome de Israel, mas para os EUA], uma vez que diz respeito à Gronelândia”.
Nas negociações, refere Trump, estarão envolvidos o vice-presidente, JD Vance, o secretário de Estado, Marco Rubio, e o enviado especial Steve Witkoff, que “reportarão diretamente” ao Presidente dos EUA. "Mais informação será disponibilizada à medida que discussões progridem”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt