Trump avisa que “o pior ainda está para vir” nos ataques entre o Irão e Israel
Presidente dos EUA garante que estão planeados “ataques ainda mais brutais”.
O Donald Trump apelou ao Irão que aceite o acordo o nuclear o quanto antes porque estão planeados “ataques ainda mais brutais”. “Façam-no, antes que seja tarde demais”, avisou o presidente norte-americano após os ataques israelitas contra Teerão e outras cidades na madrugada de sexta-feira.
“Já houve muita morte e destruição, mas ainda há tempo para que este massacre, com os próximos ataques já marcados a serem ainda mais brutais, acabe”, escreveu Trump nas redes sociais.
Inimigos há quatro décadas, o Irão e os Estados Unidos realizaram cinco rondas de negociações desde abril, com a mediação de Omã. Uma sexta ronda de negociações entre os dois países está marcada para amanhã em Mascate, Omã. “O Irão deve alcançar um acordo, antes que não reste nada, e salvar aquilo que foi em tempos conhecido como o Império Iraniano”, acrescentou.
Trump também disse que “os Estados Unidos estão preparados para se defender e defender Israel caso o Irão responda”. Uma declaração que vai contra à reação da comunidade internacional cujos dirigentes têm condenado a ação de Israel e apelado à contenção, ao diálogo e à desescalada da tensão no Médio Oriente.
O Ocidente e Israel acusam o Irão de fabricar armas nucleares, mas Teerão nega.
Washington exige que o Irão renuncie completamente ao programa nuclear, em troca do levantamento das sanções que estão a paralisar a sua economia. No entanto, Teerão recusa, considerando-o um direito inegociável.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt