Trump demite governadora da Reserva Federal
Em causa está uma alegada fraude relacionada com um empréstimo imobiliário pessoal.
Donald Trump demitiu a governadora da Reserva Federal dos EUA devido a uma alegada fraude relacionada com um empréstimo imobiliário pessoal.
No entanto, Lisa Cook considera que o presidente não tem autoridade para demiti-la e por isso diz que não se vai demitir. “O Presidente pretendia despedir-me por justa causa, quando não há justa causa prevista na lei, e não tem autoridade para o fazer”, afirmou.
Lisa Cook, nomeada pelo ex-presidente Joe Biden, está sob pressão da Casa Branca desde que o responsável pela Agência de Financiamento Imobiliário, Bill Pulte, nomeado por Trump, a acusou de ter falsificado uns documentos bancários para obter condições de empréstimo favoráveis.
A decisão do líder republicano aumenta ainda mais a pressão sobre o banco central do país, uma instituição independente. E, surge após ter ameaçado destituir o atual presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, que Trump tem pressionado para reduzir as taxas de juro.
Após o anúncio da demissão, os mercados bolsistas abriram, esta terça-feira, em queda tanto na Europa como na Ásia. “Os investidores estão a reagir porque a independência do banco central é crucial para a estabilidade do mercado, e qualquer sinal de condicionamento político faz soar os alarmes em todo o lado”, disse uma consultora financeira à Associated Press.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
