Trump diz que tráfico de fentanil será primeiro assunto na reunião com líder chinês

Presidente norte-americano disse ainda que neste momento as autoridades chinesas estão a pagar uma tarifa de 20% sobre o fentanil, um remédio para aliviar dores.

24 de outubro de 2025 às 00:17
Donald Trump Foto: Presidential Office of Ukraine/AP
Partilhar

O tráfico de fentanil vindo da China vai ser o primeiro assunto discutido na reunião da próxima semana entre o país asiático e os Estados Unidos (EUA), disse esta noite o Presidente norte-americano, na Casa Branca.

"A primeira pergunta que vou fazer é sobre o fentanil", disse Donald Trump durante uma mesa redonda sobre os esforços do Governo norte-americano para combater o tráfico de droga, sendo que a reunião com o Presidente chinês, Xi Jinping, está marcada para 30 de outubro na Coreia do Sul.

Pub

O Presidente norte-americano disse ainda que neste momento as autoridades chinesas estão a pagar uma tarifa de 20% sobre o fentanil, um remédio para aliviar dores, mas se for usado sem controlo médico pode causar overdose.

O líder dos EUA disse também que a tarifa sobre o fentanil representa milhares de dólares, destacando que a China não consegue suportar o imposto.

"De facto, a 01 de novembro, a tarifa sobre a China sobe para 157%, um recorde histórico. E nós não queremos isso, porque não é sustentável para eles. Eles não podem suportar. Não queremos que eles tenham de passar por isto", indicou Trump.

Pub

Desde setembro de 2024 que a China recusa-se a comprar soja aos EUA, o que vai ser outro dos primeiros temas que deverão ser discutidos na reunião, segundo Trump.

O Presidente norte-americano, criticou no dia 01 de outubro a China por não comprar soja dos EUA, na plataforma digital Truth Social.

"Os produtores de soja do nosso país estão a ser prejudicados porque a China, por razões de "negociação", não está a comprar (soja)", disse Trump na publicação.

Pub

Nesse dia, o líder norte-americano já tinha dito que pretendia que a importação de soja aos EUA, por parte da China, fosse discutida na reunião com Xi Jinping.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar