Trump e Bolsonaro discutem saída para o caos na Venezuela
Presidente dos EUA frisa que “todas as opções estão na mesa”.
Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e do Brasil, Jair Bolsonaro, discutiram esta terça-feira na Casa Branca uma saída para o caos vivido na Venezuela sob a ditadura de Nicolás Maduro.
Trump reafirmou que todas as opções continuam sobre a mesa, deixando claro não ter afastado a hipótese de uma intervenção militar.
"Eu sei o que eu gostaria de fazer na Venezuela, mas vamos discutir todos os cenários, todas as opções estão na mesa", disse Trump ao lado de Bolsonaro, cujo governo, oficialmente, é contrário a uma ação militar.
Indagado se esperava contar com o apoio do Brasil numa eventual intervenção militar, Trump respondeu que ainda não tinha falado com Bolsonaro sobre isso mas que iria fazê-lo.
Horas antes, em discurso de improviso na Câmara de Comércio, Bolsonaro tinha dito contar com o "poderio económico e bélico" dos EUA para "libertar o povo venezuelano", o que pareceu ser um aval a uma ação militar.
Mas, minutos depois, o porta-voz presidencial, general Octávio Rego Barros, garantiu que o Brasil não concorda com uma intervenção na Venezuela nem deixará usar o seu território para isso.
O encontro com Trump foi o ponto alto da visita de três dias de Bolsonaro a Washington, com os dois líderes a realçarem a "nova parceria estratégica" entre os dois países.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt