Trump ligou a líder palestiniano a anunciar mudança de embaixada para Jerusalém
Medida reconheceria cidade como capital de Israel.
O presidente dos EUA, Donald Trump, terá ligado esta terça-feira ao presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, para anunciar que irá mudar a embaixada dos EUA para Jerusalém.
A medida, a confirmar-se, reconheceria a cidade como capital de Israel, numa altura em que crescem as especulações sobre o que fará Trump quanto ao estatudo daquela zona.
Segundo avança a imprensa internacional, Abbas terá sido avisado da intenção de Trump em transferir a embaixada de Telavive para Jerusalém, com o líder palestiniano a avisar o presidente norte-americano das consequências de tal decisão no processo de paz e estabilidade na região.
Ainda esta terça-feira, o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, garantiu que, caso a Casa Branca reconheça Jerusalém como capital de Israel, Ancara cortará relações diplomáticas com Telavive.
Recorde-se que Trump admitiu, recentemente, que a embaixada poderia mudar de cidade, apesar de ter garantido o contrário em outubro. Jerusalém nunca foi reconhecida como capital de Israel pela comunidade internacional, pelo que a maioria das embaixadas estrangeiras no país estão instaladas em Telavive.
Jerusalém é disputada por Israel e Palestina, e um dos principais motivos que incendeiam o conflito israelo-palestiniano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt