Trump quer criar e cotar um fundo indexado a cripto moedas

Fundo vai chamar-se Truth Social Bitcoin and Ethereum ETF.

17 de junho de 2025 às 00:57
Donald Trump Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A Trump Media, empresa de Donald Trump, notificou na segunda-feira a entidade reguladora do mercado de capitais (SEC, na sigla em Inglês) da vontade de disponibilizar no final do ano um fundo cotado indexado às moedas digitais bitcoin e ethereum.

Em comunicado, a empresa informou que entregou à SEC os documentos de registo do fundo, que se vai chamar Truth Social Bitcoin and Ethereum ETF e ter 75% dos ativos investidos na primeira cripto moeda e os restantes na segunda.

Pub

A Trump Media vai disponibilizar as ações do fundo indexado (ETF), um produto financeiro que vai refletir as flutuações no preço das cripto moedas, enquanto a plataforma Crypto.com se encarregará da custódia, das transações e da gestão da liquidez.

Se a SEC autorizar o ETF e a intenção de cotização, as ações vão ser cotadas no NYSE Arca, o ramo totalmente eletrónico de Wall Street, que gera a maior parte das operações com ETF.

Este tipo de fundos está concebido para replicar o preço das cripto moedas, oferecendo a exposição a um ativo sem ter de investir nele diretamente.

Pub

Existem dezenas de fundos indexados à bitcoin nos EUA.

A Trump Media, que inclui a rede social Truth Social, anunciou no final de maio que planeava recolher cerca de 2,5 mil milhões de dólares para investir em bitcoin e antes tinha revelado a sua aliança com a Crypto.com.

A empresa foi criada por Trump, que é o acionista maioritário, mas antes de iniciar o seu segundo mandato transferiu as suas ações para um fundo que controla e do qual beneficia, mas que é gerido por um filho, Donald Jr..

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar