Trump já se considera candidato à Casa Branca
Milionário aconselha adversários a desistir.
O milionário norte-americano Donald Trump considera-se o "presumível" candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA depois de ganhar as primárias em cinco estados na terça-feira.
"Considero-me o presumível candidato, sem dúvida. O senador [Ted] Cruz e o governador [John] Kasich deviam abandonar a corrida", afirmou.
"No que me diz respeito, isto está acabado", acrescentou.
Trump venceu as primárias republicanas em todos os estados que foram a votos na terça-feira (Maryland, Delaware, Pensilvânia, Rhode Island e Connecticut), afirmando a sua vantagem em relação aos outros dois aspirantes a candidatos do partido nas eleições presidenciais agendadas para novembro.
Para conseguir a nomeação como candidato, Trump precisa de eleger 1.237 delegados à convenção nacional do partido que terá lugar em julho. No arranque da jornada eleitoral de terça-feira, Trump tinha 845 delegados.
Até à convenção de julho haverá ainda primárias republicanas em dez estados.
No lado do Partido Democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton ganhou em quatro estados na terça-feira e o senador Bernie Sanders em um (Rhode Island).
"Voltaremos a Filadélfia com a maioria dos votos e dos delegados", disse Clinton, na capital da Pensilvânia, que acolherá a convenção nacional do partido.
Clinton lidera a corrida democrata à nomeação para a Casa Branca e precisa de 2.383 delegados para conseguir esse objetivo. Até agora, tem mais de 1.500 delegados e Sanders mais de 1.200.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt