Turco desvia avião para fugir à tropa
Um turco sequestrou ontem um avião de passageiros das linhas aéreas da Turquia com 113 pessoas a bordo que seguia para Istambul oriundo de Tirana, capital da Albânia. O alerta do desvio foi dado quando o aparelho sobrevoava espaço aéreo grego.
Posteriormente caças F16 italianos escoltaram o avião, que acabou por aterrar de emergência no aeroporto de Brindisi, no Sul de Itália. O sequestrador, que não estava armado e não molestou os passageiros, manteve negociações com as autoridades italianas, acabando por se render. Segundo fontes turcas, o indivíduo, Hakan Ekinci, de 28 anos anos, convertido ao cristinianismo, escreveu no passado mês de Agosto ao Papa Bento XVI pedindo-lhe ajuda para não servir no Exército turco.
Inicialmente chegou a ser divulgado que dois homens tinham sequestrado o avião em protesto contra a visita do Papa Bento XVI à Turquia, país de maioria islâmica, e que terá pedido asilo a Roma.
O avião da Turkish Airlines, com 107 passageiros e seis tripulantes a bordo, foi desviado para o aeroporto de Brindisi, onde aterrou sob escolta, após o que o aeroporto foi imediatamente encerrado. A Polícia italiana encetou então negociações com o ‘pirata do ar’, enquanto era montado um aparato de segurança em redor da pista onde o aparelho estava imobilizado.
A maior parte dos passageiros não se apercebeu de que o avião tinha sido desviado. Emir Hoxha, um jornalista que estava a bordo, conta que se notou que algo estava errado quando um homem se abeirou do ‘cockpit’. Mas não pensou que fosse um sequestro porque o indivíduo não estava armado nem parecia violento.
De acordo com as autoridades da aviação civil italiana, o sequestrador pretendia contactar as autoridades italianas, com o propósito de enviarem uma mensagem ao Papa.
Aliás, segundo a imprensa de Ancara, Hakan escreveu no passado mês de Agosto uma carta a Bento XVI em que afirmava: “Sou Hakan Ekinci. Sou cristão e não quero servir num Exército muçulmano. Peço que me ajude como líder espiritual do mundo cristão”.
Esta informação veio corroborar declarações anteriores do ministro turco dos Transportes, Binali Yildirim, segundo o qual o homen tinha pedido asilo político a Roma. Aquele responsável sublinhou que nada indicava que o sequestrador protestasse contra a visita do Papa à Turquia.
VISITA DO PAPA
As informações iniciais segundo as quais dois ‘piratas do ar’ turcos tinham desviado o avião em protesto contra a visita do Papa à Turquia, agendada para 28 de Novembro próximo avivaram de novo a polémica em redor do discurso proferido recentemente por Bento XVI na Universidade alemã de Ratisbona, no qual relacionou a difusão da fé islâmica com a violência, facto que motivou novos protestos nas ruas das principais cidades europeias e orientais.
Segundo o Vaticano, o Papa recebeu informações sobre o sequestro, mas os preparativos para a viagem prosseguem.
PEDIU DESCULPAS
Segundo a TV turca, o sequestrador é um convertido ao cristianismo, que foi objector de consciência. Foi ainda divulgado que, ao abandonar o aparelho, o ‘pirata’ do ar acenou aos passageiros, pedindo desculpa pelo sucedido.
BELDADES A BORDO
Concorrentes de um concurso internacional de beleza albanês (o Globe International 2006) estavam entre os passageiros do aparelho sequestrado. A bordo seguiam a Miss Índia, Miss Singapura, Miss Malásia e Miss Filipinas.
'PAROU A PENSAR'
Um jornalista a bordo, Emir Hoxha, descreveu um dos sequestradores: “Percebemos que algo não estava bem quando vimos um homem, vestido com calças de fato de treino e um chapéu, a dirigir-se para o cockpit, onde parou, a pensar.”
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt