TV mostra compra de deputada

A difusão por uma televisão de gravações de conversas em que um responsável do partido conservador (PiS), no poder na Polónia, procura “comprar” uma deputada populista em troca de diversas recompensas está a causar um escândalo nacional.

28 de setembro de 2006 às 00:00
TV mostra compra de deputada Foto: Peter Andrews/Reuters
Partilhar

Adam Lipinski, chefe de gabinete do primeiro-ministro, Jaroslaw Kaczynski, admitiu oferecer à deputada populista Renata Beger o posto de vice-ministra da Agricultura em troca do seu abandono do grupo parlamentar populista e o seu apoio ao governo.

“Sabe, não é um problema, porque temos muitos postos livres”, respondeu Adam Lipinski à deputada, que realizou ela própria a gravação com uma câmara escondida, com a ajuda da televisão.

Pub

O conjunto da oposição considerou que as gravações constituíam uma prova de “corrupção política” da equipa no poder e exigiu explicações. O maior partido da oposição, a Plataforma Cívica, liberal, exigiu a realização de uma sessão extraordinária do Parlamento. Por seu turno, os responsáveis do PiS rejeitaram as acusações e falam de “provocação e chantagem” da oposição. O líder da bancada parlamentar do PiS, Marek Kuchcinski, anunciou que o seu partido exige a criação de uma comissão de inquérito parlamentar para “elucidar esta provocação, organizada no Parlamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar