UE promete responder às tarifas de Trump
Bruxelas não vê justificação para a imposição de tarifas e vai retaliar em defesa dos interesses europeus. Trump anunciou taxas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio.
A Comissão Europeia garantiu esta segunda-feira que vai responder à letra à decisão de Donald Trump de impor tarifas de 25% a todas as importações de aço e alumínio.
“A União Europeia não encontra qualquer justificação para a imposição de tarifas às suas exportações. Responderemos a estas medidas injustificadas de forma a protegermos os interesses das empresas europeias, dos trabalhadores e dos consumidores”, afirmou a Comissão Europeia, horas depois de Trump ter anunciado as novas tarifas sobre as importações de aço e alumínio, que deverão ser seguidas, nos próximos dias, pelo anúncio do que o Presidente dos EUA descreveu como “tarifas recíprocas”, ou seja, a imposição de tarifas simétricas a todos os países que taxam os produtos exportados pelos EUA.
No seu primeiro mandato, Trump já tinha imposto tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, levando a UE a responder com tarifas no valor de 2,8 mil milhões de dólares a produtos americanos como o bourbon ou as motorizadas Harley-Davidson.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt