UE suspende tarifas aos EUA e abre espaço ao diálogo
Comissão Europeia sublinha que "todas as opções continuam em cima da mesa".
A Comissão Europeia suspendeu esta quinta-feira as contramedidas contra as tarifas de Trump que iam entrar em vigor na próxima terça-feira e mostrou-se disposta a negociar com os EUA depois de o presidente norte-americano ter anunciado a suspensão das tarifas recíprocas contra os principais parceiros comerciais. Bruxelas avisou, porém, que "todas as opções continuam em cima da mesa" no caso de Trump voltar atrás ou as negociações fracassarem.
"Queremos dar uma oportunidade às negociações", disse a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, ao anunciar a suspensão por 90 dias das tarifas de 25% contra determinados produtos norte-americanos que tinham sido aprovadas na quarta-feira pelos Estados-membros, como retaliação pelas tarifas sobre o aço e o alumínio anunciadas no mês passado por Trump.
Von der Leyen avisou, no entanto, que os preparativos para responder às tarifas de Trump "vão continuar" e que as contramedidas poderão ser repostas "se as negociações não forem satisfatórias".
Recorde-se que a tarifa-base de 10% imposta pelos EUA na semana passada a todos os parceiros comerciais continua em vigor, tal como as tarifas sobre o aço, o alumínio e os automóveis.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt