UE volta a tentar acordo sobre recolocação de refugiados

Ministro do Interior reúnem-se esta terça-feira em Bruxelas.

22 de setembro de 2015 às 06:13
União Europeia, Assuntos Internos, refugiados crise, diplomacia, política Foto: EPA
Partilhar

Os ministros dos Assuntos Internos da União Europeia voltam a reunir-se esta terça-feira, em Bruxelas, em busca de um acordo sobre o programa de recolocação de refugiados sírios nos Estados-membros, um dia antes de uma cimeira extraordinária de líderes europeus.

Na anterior reunião ministerial, a 14 de setembro, os 28 adotaram formalmente o plano de recolocação de 40 mil refugiados que chegaram a Itália e Grécia - sobre o qual já havia acordo político desde julho -, mas, relativamente à nova proposta colocada sobre a mesa pela Comissão Europeia, de reinstalação de mais 120 mil refugiados, foram incapazes de se entender, motivando este novo encontro, assim como um Conselho Europeu extraordinário, ao nível de chefes de Estado e de Governo, que terá lugar já na quarta-feira, e que se espera que seja decisivo.

Pub

Já descartado parece estar um sistema de quotas obrigatório - como constava da ideia original do executivo comunitário -, recusado com veemência por países como Hungria, Polónia, República Checa e Eslováquia, que voltaram a encontrar-se na segunda-feira, em Praga, e a opor-se à repartição proposta por Bruxelas, embora garantam que trabalharão para um "acordo comum".

Portugal estará representado na reunião desta terça-feira pela ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, que na semana passada indicou em Bruxelas que o Governo respondeu favoravelmente à proposta da Comissão, que atribui a Portugal uma "quota" de cerca de 3.000 refugiados (além dos 1.500 previstos no quadro do plano de recolocação de 40 mil pessoas com necessidade de proteção internacional).

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar