“Uma mulher fantástica”: Trump janta com Meloni
Primeira-ministra italiana abordou questões de interesse para Itália e a guerra na Ucrânia.
A primeira-ministra italiana esteve cinco horas nos EUA e foi recebida por Donald Trump na sua residência de Mar-a-Lago, na Florida, no sábado.
O Presidente eleito dos EUA descreveu Giorgia Meloni como “uma mulher fantástica”. “Ela realmente conquistou a Europa e todos os outros”, disse Trump.
A imprensa italiana avança que Meloni e Trump aproveitaram o encontro para discutir o caso de Cecilia Sala, a jornalista italiana detida pelo Irão em dezembro. Em cima da mesa estiveram também questões de interesse para a Itália e para a Europa, como as tarifas e a guerra na Ucrânia.
Meloni visionou ainda um documentário sobre o sistema judicial norte-americano em que é defendida a tese de que os EUA assistiram nos últimos anos ao aparecimento de um “sistema judicial com dois pesos e duas medidas” que tem visado injustamente os advogados que representam clientes conservadores.
No jantar estiveram também o senador Marco Rubio, nomeado chefe da diplomacia por Trump, o congressista Mike Waltz, nomeado conselheiro de Segurança Nacional, e o futuro secretário do Tesouro, Scott Bessent.
PORMENORES
Joe Biden
O encontro entre Trump e Meloni aconteceu poucos dias antes da visita de Joe Biden à Itália e ao Vaticano, entre 9 e 12 de janeiro.
Encontros
Donald Trump já recebeu em Mar-a-Lago o PM húngaro, Viktor Orbán, o presidente argentino, Javier Milei, e o PM do Canadá, Justin Trudeau.
Jornalista
Cecilia Sala, de 29 anos, natural de Roma, fazia reportagens a partir do Irão, quando foi detida a 19 de dezembro em Teerão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt