União Europeia alerta que ataques russos a subestações elétricas da Ucrânia comprometem segurança nuclear

Ministério da Energia ucraniano informou que o fornecimento de eletricidade pela central de Chernobyl tinha sido restabelecido, depois de ataques russos que cortaram várias linhas de distribuição.

21 de janeiro de 2026 às 23:30
Ataques a infraestruturas na Ucrânia põem comunidades sem serviços essenciais Foto: Vladyslav Musiienko/AP
Partilhar

A União Europeia (UE) avisou esta quarta-feira que os ataques russos a subestações elétricas ucranianas comprometem a segurança nuclear a desrespeitam as advertências reiteradas do Organismo Internacional para a Energia Atómica (OIEA).

"A Rússia está a criar riscos de apagão em instalações nucleares, incluindo Chernobyl e outras centrais nucleares", afirmou em comunicado uma porta-voz da UE, Anitta Hipper.

Pub

Salientou a propósito que os ataques russos "evidenciam" o seu "desprezo" pelo "sofrimento da população civil, pelo ambiente e pelos esforços de paz".

O Ministério da Energia ucraniano informou na terça-feira que o fornecimento de eletricidade pela central de Chernobyl tinha sido restabelecido, depois de vários ataques russos noturnos, que cortaram várias linhas de distribuição.

O OIEA informara que "várias subestações elétricas ucranianas" tinham sido afetadas pelos ataques russos e que a central tinha perdido toda a energia externa".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar