Unionistas rejeitam acordo revisto do Brexit e tornam chumbo mais provável
Votação desta tarde está em risco depois dos unionistas da Irlanda do Norte terem revelado que vão rejeitar o acordo que May diz ter "melhorado".
O acordo de saída revisto esta segunda-feira pela primeira-ministra britânica em conjunto com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, tem a sua votação no Parlamento em risco. O Partido Unionista Democrático (DUP, na sigla inglesa) - que suporta o Governo de Theresa May - anunciou esta terça-feira, 12 de março, que vai votar contra esta versão atualizada. Também o grupo pró-Brexit do Partido Conservador diz ser contra.
A votação está marcada apenas para as sete da tarde, mas a probabilidade do acordo de saída (marcada para dia 29 de março) ser aprovado é cada vez menor. Ontem após o anúncio de Theresa May, o líder da oposição Jeremy Corbyn (Partido Trabalhista) assegurou que o seu partido votará contra (ainda que possa haver dissidentes). Os liberais também anunciaram o voto contra.
Esta manha o primeiro balde de água fria foi a opinião do procurador-geral britânico, Geoffrey Cox, de que o risco do Reino Unido manter-se indefinidamente na esfera da União Europeia continua, apesar da solução encontrada entre May e Juncker. A opinião de Cox foi seguida pelos unionistas que anunciaram ao início da tarde que vão rejeitar o acordo revisto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt