Vaga de frio polar bate recordes nos EUA
Autoridades declararam o estado de emergência e avisaram que ficar na rua por apenas dez minutos pode causar queimaduras de frio.
Uma vaga de frio provocada pelo chamado vórtice polar já causou pelo menos seis mortos nos EUA, e levou as autoridades a declararem esta quarta-feira o estado de emergência em muitas regiões do centro e noroeste do país, fustigadas por temperaturas sem precedentes. Os termómetros já desceram aos 45 graus negativos em Chicago e aos 54 graus negativos na Dakota do Norte.
O serviço de meteorologia alertou que ficar somente dez minutos na rua pode causar queimaduras de frio e até o simples ato de respirar fundo pode provocar danos pulmonares.
A vaga de frio e as quedas de neve devem continuar nos próximos dias, estimando-se que 250 milhões de pessoas sejam afetadas, com cerca de 90 milhões a serem confrontadas com temperaturas abaixo dos 15 graus negativos.
O frio levou centenas de escolas a fechar portas e forçou esta quarta-feira o cancelamento de mais de 1300 voos, a maioria deles com chegada ou partida nos dois principais aeroportos da cidade de Chicago.
A distribuição de correio foi também suspensa em boa parte dos estados do centro e nordeste dos EUA e até a distribuição de cerveja e a entrega de pizzas está a ser afetada.
Nos caminhos de ferro foram tomadas medidas invulgares contra acidentes, como incendiar os carris nas agulhas de mudança de via para evitar o congelamento.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt