Pelo menos 11 mortos em atropelamento em massa num festival de rua no Canadá
Autoridades descartam possibilidade de se tratar de um ato terrorista.
Pelo menos 11 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas depois de um condutor avançar com o carro contra uma multidão num festival de rua em Vancouver, no Canadá, na noite de sábado, informou a polícia canadiana.
Um homem de 30 anos foi detido depois de ter sido identificado como principal suspeito do atropelamento, que ocorreu pouco depois das 20h00 locais (1h00 em Portugal continental), avançou a Polícia de Vancouver numa publicação na rede social X.
As autoridades ainda não indicaram uma possível causa, segundo a cadeia televisiva NBC News, no entanto já descartaram a possibilidade de se tratar de um ato terrorista. "Neste momento, estamos confiantes que este incidente não foi um ato de terrorismo", indicou a polícia.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, descartou que exista uma "ameaça ativa sobre os canadianos". "Nove pessoas morreram e mais de 20 pessoas ficaram feridas no que a polícia de Vancouver descreve como um ataque por atropelamento com um carro", disse Mark Carney, citado pelas agências internacionais, acrescentando que o Governo está convicto de que o homicida "atuou sozinho".
O ataque aconteceu durante o último fim de semana da campanha eleitoral das eleições legislativas agendadas para segunda-feira.
O atropelamento ocorreu num festival dedicado ao dia Lapu Lapu, uma celebração da cultura filipina em homenagem ao líder indígena da ilha Mactan, nas Filipinas, que matou o navegador português Fernão de Magalhães em 1521.
"Estou chocado e profundamente triste devido ao terrível acidente que ocorreu no evento do dia Lapu Lapu", disse o presidente da câmara de Vancouver, Ken Sim, garantindo que a informação seria toda divulgada assim que possível.
"Os nossos pensamentos estão com todos os que foram afetados e com a comunidade filipina durante este tempo incrivelmente difícil", afirmou ainda Sim.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt