Venâncio Mondlane diz que vai recorrer ao Constitucional após anúncio de resultados de eleições moçambicanas

Candidato presidencial disse que está a ser feita a agregação dos editais originais de votação.

17 de outubro de 2024 às 11:39
Venâncio Mondlane no dia em que se elege o novo Presidente da República de Moçambique Foto: Luisa Nhantumbo/Lusa
Partilhar

O candidato presidencial Venâncio Mondlane garantiu esta quinta-feira, na Beira, centro de Moçambique, que após o anúncio dos resultados das eleições gerais de 9 de outubro vai recorrer ao Conselho Constitucional, com as atas e editais originais da votação.

"Neste momento estamos a fazer, a nível nacional, a agregação dos editais originais. Estamos a tirar cópias, estamos a fazer o 'scan', para termos o registo também digital de todo o material e estamos enviando pouco a pouco para Maputo, para ver se depois do anúncio dos resultados nacionais pela CNE [Comissão Nacional de Eleições] a gente tenha condições para rapidamente apresentar o recurso ao Conselho Constitucional", afirmou, em declarações aos jornalistas.

Pub

As comissões distritais e provinciais de eleições já concluíram o apuramento da votação das eleições gerais de 09 de outubro, que segundo os anúncios públicos dão vantagem à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, partido no poder) e ao candidato presidencial que o partido apoia, Daniel Chapo, com mais de 60% dos votos, embora Venâncio Mondlane conteste esses resultados, alegando com os dados das atas e editais originais da votação, que recolhe em todo o país.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar